Covo em PVC (material reciclado)


COVO RECICLADO: NOVO MODELO DE ARMADILHA DE PESCA PARA MINIMIZAR OS CONFLITOS ENTRE A LONTRA E OS PESCADORES

A grande diversidade de ambientes e de organismos aquáticos explorados pelos pescadores refletem em uma grande variedade de técnicas de exploração dos recursos. Dentre estas técnicas estão as armadilhas, também conhecidas no nordeste brasileiro como covos, estas responsáveis pelo maior conflito socioambiental ao redor do mundo pelos mais diversos motivos, com as mais variadas características envolvendo carnívoros selvagens. O Projeto Lontra Viva esteve em algumas comunidades pesqueiras do Estado do Rio Grande do Norte, objetivando adquiri dados sobre os conflitos que ocorrem entre a lontra e os pescadores, no qual todos os entrevistados apontaram a Lontra longicaudis (Olfers, 1818) causa danos à atividade pesqueira danificando os apetrechos de pesca (covo) dificultando a captura do camarão. Diante disso, apresentamos uma ideia que mitigasse do conflito entre pescadores e as lontras, para que as estratégias letais, como a eliminação da espécie, sejam evitadas. Apesar de indicar uma relação de concorrência, não é onerosa para os pescadores, nem afeta a sobrevivência das populações de lontras.

 Figura 1: Montagem da armadilha em PVC: A. Cano pvc 150x100mm; B. Cano pvc 150x50mm; C. Cano pvc 50x40mm; D. Cano pvc 40x20mm; E. Funil interno montado; F. Cano pvc com 50cm; G. Filtro dentro do cano; e H. Fechamento do covo.


Figura 2: Armadilha em PVC sendo testada: A. Covo em PVC pronto; B. Covo em PVC dentro do rio; C. Captura do camarão de rio; e D. Macrobrachium sp.

Conhecer as razões e os principais fatores que desencadeiam um determinado comportamento negativo, assim como realizado nesse estudo, é fundamental para o bom planejamento e desenvolvimento de estratégias que visam à conservação de espécies ameaçadas. Num cenário futuro, programas de conservação devem incentivar comportamentos que reduzam o impacto antrópico sobre os ecossistemas. Desse modo, esforços que envolvam a comunicação ambiental podem gerar resultados no curto prazo, enquanto a educação ambiental, que busca uma mudança de valores, gera resultados no longo prazo.