@projetolontraviva

Projeto de Conscientização Ambiental e Conservação Animal

 E-mail: projetolontraviva@gmail.com

Site para pesquisa sobre a espécie: 
http://www.iucnredlist.org/details/12304/0 



Lontra Neotropical

A Lontra longicaudis (Olfers,1818) apresenta médio porte, seu peso pode variar entre 5 a 12 kg, além de possuir cerca de 1,37 m de comprimento. Possui comportamento crepuscular (ativo durante o dia, como também com atividades noturnas). Possui hábitos solitários, mas pode ser visto em casais ou com filhotes. A gestação é estimada em 56 dias, e o tamanho da ninhada varia de um a cinco filhotes, com dois ou três em média. Ao nascerem, não possuem visão, podendo enxergar e realizar suas atividades somente a partir de 74 dias. Durante o primeiro ano de vida, os filhotes vivem sob os cuidados da mãe. 

Esta espécie possui corpo com formato alongado, com a cauda achatada e espessa. Possui musculatura flexível, como também membranas interdigitais entre os cinco dedos, que servem para auxiliar na natação. Seu pelo apresenta duas camadas densas para realizar o isolamento térmico. O focinho é constituído por órgãos sensoriais que possuem prolongamentos de pelos queratinosos chamados fibrilas, para auxiliar na localização da presa quando dentro d'água. Alimenta-se principalmente de peixes, crustáceos, moluscos também pequenos mamíferos, aves e répteis podem ser consumidos oportunisticamente contribuindo para sua dieta, embora esses itens adicionais possam ser variações sazonais

Mesmo tratando-se de um animal de topo de cadeia trófica, seu maior predador é o homem, posteriormente em alguns países obtiveram registros de lontras sendo atacadas por onças, jacaré, aves de rapina e cães. Vale salientar também que, a lontra pode apresentar sintomas negativos aos impactos tardiamente, como por exemplo, a acumulação por metais pesados.